30 de ago. de 2013

Meu Projeto de Vida

Olá pessoal!

Hoje vou falar um pouquinho sobre quando descobri o “minimalismo”.

“O minimalismo foi uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que surgiu no intuito de se expressar com um mínimo de cores, desenhos, palavras. No design, se manifesta com um número mínimo de móveis e objetos. Aplicado na vida prática, o minimalismo se apresenta como um estilo de vida que a pessoa vive com um mínimo necessário de móveis, objetos e roupas, eliminando tudo o que não é necessário.” Descrição retirada do blog Desconstruindo.

A primeira vez que ouvi fala sobre minimalismo, foi durante uma aula de Comportamento Organizacional, do semestre passado na faculdade, onde o professor nos deu o texto “Viver com Menos” para discutirmos. Mesmo achando algumas atitudes radicais demais, aquilo mexeu muito comigo, pois há tempos venho sentindo a necessidade de mudar minha vida, e um dos pontos que mais eu desejava mudar era o meu consumismo.

A partir dai a vontade foi crescendo e resolvi começar devagarinho a mudar meu comportamento (por que mudar de uma hora para outra não é possível), e incorporar algumas atitudes minimalistas no meu cotidiano.

Descobri alguns blogs que estão me ajudando a criar uma estratégia e também me motivando a seguir em frente nessa empreitada, que como devem imaginar não é nada fácil, (links nos Favoritos do blog).


Algumas atitudes que já tomei para iniciar a mudança (como meu tempo é meio curto, vou fazendo aos poucos as arrumações):


- Já iniciei a limpeza do meu guarda-roupa, eliminando peças para doação e para o lixo. Ainda falta eliminar alguns objetos que vão sendo acumulados em gavetas e caixinhas, mas isso é questão de tempo.
- Comecei um “caderno de organização” (seguindo a dica do blog Vida Minimalista) e estou anotando minhas pendências, tanto pessoais como estudantis e do blog.
- Iniciei terapia, por motivos diversos, e tenho a convicção que isso irá me ajuda a me conhecer melhor, e a lidar melhor com os meus sentimentos.
- Decidi e prometi a mim mesma, que pelo menos até o final do ano, não irei fazer nenhuma compra, seja de roupas, sapatos, acessórios, eletrônicos... pois PRECISO me organizar melhor financeiramente.
- Em auxílio ao item anterior, modifiquei minha planilha de gastos mensais, estipulando valores máximos (ou mínimos dependendo do caso) para serem gastos (e/ou guardados) em cada tipo de item de consumo.
- Iniciei o blog para compartilhar experiências.

Alguns itens a serem colocados em prática:


- Evitar ao MÁXIMO comprar parcelado, tentando guardar o dinheiro para comprar à vista.
- Organizar e limpar o computador, retirando arquivos duplicados e sem necessidade.
- Escrever bastante no blog, exercitando o pensamento crítico e a criatividade.
- Ler os livros que tenho em casa que ainda não foram lidos, e depois trocar alguns na Feira do Livro Livre aqui de Caxias do Sul.
- Estudar mais. Não somente para a faculdade, mas todos os assuntos que eu tenha afinidade.

Ainda falta um longo caminho para eu seguir, e me tornar a pessoa que desejo ser, mas como disse Mao Tsé Tung, "toda grande caminhada inicia com o primeiro passo"




E você, já colocou em prática seu plano de mudança?
Fonte: We Heart It

2 comentários:

  1. Olá Carol, pena que aqui não tenho botão de curtir... rsrs (não tem né?!) Boa sorte em sua caminhada!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cláudio! Um passo de cada vez né? hehehehehe

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...