1 de set. de 2013

O que é ser minimalista?

Como contei no post anterior, o meu primeiro contato com o minimalismo foi com um texto um tanto quanto, radical.

Achei interessante a parte do consumir menos e efetivamente PRECISAR de menos, mas me assustei com as atitudes radicais tomadas pelo pessoal entrevistado, e no momento não levei o interesse adiante. Porém continuava sentindo a necessidade de mudança e foi então que decidi procurar maiores informações sobre o assunto.

Então, "o que é ser minimalista?"

Pra mim, ser minimalista é se livrar de todo o tipo do supérfluo.

Mas devemos lembrar que o que é excesso pra mim, pode não ser para você, portanto existem várias formas de minimalismo. O importante é cada um levar a mudança nos seus termos, pois o que vale é nos sentirmos bem com nós mesmos, sem culpas nem discriminações. Fulano pode viver muito bem e ser feliz com 100 objetos, mas e eu, vou ser? Talvez eu precise de 150 ou 200 objetos, e por isso devo me sentir menos minimalista? Lógico que não! Cada qual com seu cada um.

Ah, se alguém que está lendo este texto, pensa que o minimalista é aquela pessoa que não compra nada, que odeia moda, que vive num quartinho 2x2, dormindo numa rede/esteira, que não se diverte e odeia o mundo globalizado... está muito enganado!
O minimalista compra sim, mas de forma pensada e consciente. Minimalista gosta de moda, apenas não a segue cegamente. Minimalista gosta de conforto e facilidades, mas não precisa de centenas de objetos que o façam sentir como se estivésse confortável.
  
O meu minimalismo ainda está engatinhando. Tenho muito excesso para me livrar, mas vou fazendo isso sem cobranças (além da minha própria), pois cada coisa a seu tempo. 

E acredito, que toda mudança deve ser feita com calma e bem pensada, pois apressando as coisas, não fazemos da melhor forma, e isso pode gerar frustrações que prejudiquem o resultado final.

E você, já iniciou sua mudança?



Um comentário:

  1. Oi Carol! Recentemente comecei a me envolver muito com o universo minimalista! Incrível como ainda existem poucos blogs brasileiros com informações relevantes sobre esse tema. Gostei muito do seu blog, adorei a reflexão! Também criei um blog para compartilhar um pouco dos meus pensamentos, mas ta super simples ainda (hahaha), se quiser conhecer e melhor ainda me dizer o que acha, seria demais! O endereço é https://minimalbytati.wordpress.com/ !! Grande beijo e continue esse trabalho super legal!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...